Prêmios de quadrinhos

Quando você pensa em quadrinhos, uma das últimas coisas em que pensa é se algum quadrinho receberá algum elogio. Existem prêmios de quadrinhos?

Aparentemente existem. Só na América, existem várias empresas que os prêmios são dados a diferentes gêneros de quadrinhos.

Uma das principais empresas que premiam a indústria de quadrinhos é chamada de The National Cartoonist Society Awards, que abriga quinze categorias. Um painel de juízes faz a seleção. Existem capítulos regionais e os membros gerais fazem a votação.

Outra empresa premiada com histórias em quadrinhos são os prêmios de fãs do guia de compradores de quadrinhos. O primeiro ano em que os prêmios foram entregues foi em 1983. Os prêmios são divididos em várias categorias diferentes, desde a editora favorita até a tinturaria favorita e o herói favorito dos quadrinhos. Em 2003, o ano mais atual em termos de estatísticas, a editora favorita de quadrinhos era a DC, que detinha 46% da maioria, com a Marvel recebendo cerca de 23%. Dark Horse teve uma fusão de dois por cento (arredondado para cima) dos votos. A revista em quadrinhos favorita foi a JSA (Justice Society of America) com quase 8% dos votos. O herói favorito dos quadrinhos era Batman com um pouco mais de quatorze por cento da contagem.

Os americanos não são o único país a conceder prêmios para as indústrias de quadrinhos e quadrinhos. O extinto prêmio Eagle veio da Inglaterra. Além disso, a Inglaterra possui, até o ano de 2002, uma empresa premiada chamada National Comics Awards, onde um painel de jurados premia o melhor quadrinho do ano. Todos os outros prêmios são indicados por todos e estão abertos a todos.


França, Espanha e Japão têm seus prêmios equivalentes.

A França tem um prêmio chamado Grande Prêmio da Cidade de Angouleme, onde um autor, cartunista ou roteirista vivo é reconhecido por sua contribuição vitalícia.

Em Espanha, um dos prémios atribuídos chama-se Prémios Haxtur. O Prêmio Haxtur celebra a melhor longa história, o melhor curta história, melhor capa e uma série de outros prêmios que são concedidos anualmente.

Os japoneses têm uma série de prêmios. Um deles é chamado Japanese Cartoonists 'Association Awards. As indicações estão abertas a todos os artistas que enviarem seus trabalhos. O credo da Associação é o enriquecimento e a expansão do cartoon no Japão. Outro exemplo do ambiente dedicado do Japão para promover a arte dos quadrinhos e de seus artistas é o Media Arts Awards. Seu início foi em 1997 e, assim como sua contraparte, todas as indicações são baseadas em artistas que enviaram seus trabalhos.

Esses países, outros não mencionados e os nossos ajudam a divulgar as histórias em quadrinhos e sua ampla variedade de pessoal. O estatuto em seu estatuto difere no processo de indicação e nos prêmios concedidos, mas eles representam uma indústria que alcança grandeza por meio de seus respectivos trabalhos.

Receber homenagens é uma honra e ajuda a sustentar o setor. A concessão dos prêmios também ajuda as respectivas nações a atrair artistas em potencial em seu país para buscar empregos relacionados à área. Os prêmios e a cerimônia ajudam a cimentar os artistas e as histórias em quadrinhos.

Voltar para página inicial